Pular para o conteúdo principal

Translate 翻譯 перевод ترجم תרגם

Sendo um Instrumento de Deus!

Como ser um instrumento perfeito para Deus?

Um instrumento perfeito deve ser afinado e bem limpo. Podemos usar o exemplo do violão que se não for afinado de uma em uma semana ele desafina e se não for limpo com todo cuidado ele acaba empenado! 
Para ser um instrumento de Deus não é diferente de ser um violão nas mãos de um músico! O Músico só vai usar o violão se ele estiver afinado e bem limpo, caso o contrário ele vai caçar outro instrumento para fazer o seu som naquele momento!

Deus quer te usar para fazer o som que Ele sabe fazer, o som do Evangelho, o Som da Salvação, da Alegria, de Milagres e Libertação!

Só que Ele deseja e precisa que você se mantenha "afinado" ou limpo em outras palavras! Como posso me manter Limpo?

O que nos suja é o pecado. O pecado é a causa do homem ter sido separado de Deus e por isso foi necessário que Jesus viesse. Ele veio reconciliar Criatura com o Criador através do seu sangue.
"Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. "(João 1:29). Se você conhece a Jesus, porém, se sujou, confesse seus pecados a Cristo e peça perdão! "Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro." (Isaías 43:25) E se você não conhece a Cristo, e deseja conhecê-lo hoje mesmo, leia essa postagem (clique ali).

Santidade é realmente importante para termos comunhão com Deus, mas não é o que faz Deus nos usar, o que faz Deus nos usar é buscar a vontade dEle e deixar as nossas vontade para trás; ser usado por Deus é extremamente importante, mas não devemos somente buscar isso, oramos
"Deus, me usa" achando que, sendo usado por Deus estaremos sendo homens exemplares, bons e corretos, mas não é realmente o "ser usado" por Deus que nos torna pessoas com bom caráter, um cristão!

Buscar a vontade dEle é que nos torna um Cristão de bom caráter, mas só buscamos realmente a Deus quando deixamos o nosso "EU" de lado. Quantas vezes Deus já não me ensinou isso?
"É necessário que ele cresça e que eu diminua." (João 3:30)

Qual a razão de eu estar falando isso? 

É porque normalmente pensamos que ser usado por Deus se consiste em ter os "holofotes" virados para o nosso rosto, de ser reconhecido e elogiado, "olha, aquele Pastor é um homem muito usado por Deus" isso é um reconhecimento, que muitas vezes desejamos. Quão ingênuos e egoístas somos?

Seja as nossas palavras como as de João Batista "é necessário que Ele cresça". A Glória não é sua, o reconhecimento não é seu, isso é de Deus, tudo é dEle! "e que eu diminua". Deus só pode crescer na sua vida quando você diminuir!

"Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus como Senhor e a nós mesmos como vossos servos, por amor de Jesus. Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo. Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós." (2 Coríntios 4)

Não é errado ser reconhecido, isso mostra seu esforço, e não é errado querer ser usado por Deus, errado é isso ser o centro de nossas vidas, de acharmos que isso é tudo que um Cristão pode atingir em sua carreira.
Não nos exaltemos e nem nos engrandecemos achando que só porque somos usados por Deus somos superiores as outras pessoas. O fato é que Deus usa até uma Jumenta (Números 22:28-30).

É bom ser usado por Deus? Sim! É correto ser usado por Deus? Sim! É isso que devemos buscar? Não!

"De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz." (Filipenses 2:6)


Esvaziemo-nos também, sejamos servos, imitemos a Cristo. Ele era Deus, mas veio como forma de servo, foi humilde e esvaziou-se, siga esse exemplo!

Não somos aprovados por Deus quando somos usados por Ele. A Jumenta não era santa, mas foi usada por Deus para falar com Balaão e mostrar o seu erro. Você pode ser usado por Deus mesmo sem saber que Ele está te usando, você pode ser usado por Deus mesmo não acreditando em Deus, isso é fato, não é mérito ser usado por Deus, ou seja, não é porque você merece que você é usado, isso só depende da palavra dEle, se Ele quer usar você ou não. Ainda sim a Glória é de Deus!

Agora o que nos faz ser aprovados por Deus é se Deus governa a sua vida, se você nega a sua vontades por amor e obediência! Isso te traz aprovação por Deus, e nada mais!

A característica de um homem usado por Deus, mas que acima de tudo tem Deus no governo de sua vida pode ser vida na vida de Noé:

“Eis a história de Noé. Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus.” (Gênesis 6:9)

Olha que grandes características são mostras para a gente. São grandes qualidades e uma é consequência da outra! Essas características atraíram o olhar de Deus sobre Noé!

1-"Noé era homem Justo" Um homem que pratica a justiça, cedo ou tarde é salvo da injustiça! Noé praticava Justiça e por isso ele não foi castigado, antes Deus usou de Justiça para com Noé também permitindo que Ele e sua família se salvassem!
2-"e integro entre os seus contemporâneos" Noé não se corrompia mesmo num mundo onde os valores familiares e os valores íntegros eram quebrados!
3-"Noé andava com Deus" Andar com Deus trás como consequência ser um homem integro e justo!

Percebam: Noé tinha Deus como foco na sua vida e a consequência de Noé andar com Deus e viver para Deus é que Deus resolveu usar ele para salvar a Humanidade!

Não busque ser usado por Deus, busque o Deus que usa as pessoas! Assim como não busque riquezas, busque o Deus das riquezas, não busque Glória, busque o Deus da Glória e ai por diante...
Agora vamos ver a vida de outra pessoa, adivinhem de quem estou falando:
"Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados. Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas." (Ezequiel 28:13-14)

Adivinharam? Deus estava falando sobre Lúcifer. Lúcifer era perfeito em tudo o que praticava, mas uma coisa o fez cair... 
Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti. Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti. Pela multidão das tuas iniquidades pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem. Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; em grande espanto te tornaste, e nunca mais subsistirá. (Ezequiel 28:15-18)

O seu orgulho o fez cair, por ser cheio de virtudes achou ser melhor que Deus. Lúcifer possuía um cargo extremamente alto: Querubim cobridor, ou seja, ele cobria a glória de Deus, e o seu orgulho corrompeu seu coração e ele quis ser Deus, ele se exaltou e por isso foi humilhado até chegar ao chão, de cara caiu e não pode mais se reerguer!
Amados, não deixe que o orgulho corrompa o seus corações! A Glória é sempre de Deus, não há virtude ou glória em nós, se somos usados, não é porque merecemos, mas porque é essa a vontade de Deus!

Veja que quando Pedro curou um homem ele não ousou tomar para si Glória alguma:
E quando Pedro viu isto, disse ao povo: Homens israelitas, por que vos maravilhais disto? Ou, por que olhais tanto para nós, como se por nossa própria virtude ou santidade fizéssemos andar este homem?
O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, o Deus de nossos pais, glorificou a seu filho Jesus, a quem vós entregastes e perante a face de Pilatos negastes, tendo ele determinado que fosse solto.
Mas vós negastes o Santo e o Justo, e pedistes que se vos desse um homem homicida.E matastes o Príncipe da vida, ao qual Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas. E pela fé no seu nome fez o seu nome fortalecer a este que vedes e conheceis; sim, a fé que vem por ele, deu a este, na presença de todos vós, esta perfeita saúde. (Atos 3:12-16) 


Deus quer te usar, Ele ainda diz isso para você:
"Eu, o SENHOR, te chamei em justiça, e te tomarei pela mão, e te guardarei, e te darei por aliança do povo, e para luz dos gentios. Para abrir os olhos dos cegos, para tirar da prisão os presos, e do cárcere os que jazem em trevas."Isaías 42:6-7

Busque-o e você o achará!

"Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração." Jeremias 29:12-13

Não seja um instrumento na caixa! Ser um instrumento na caixa é como ser uma árvore infrutífera, incapaz de dar Frutos! E podemos ver o que Jesus fez quando chegou perto de um figueira que não deu frutos:

E, avistando uma figueira perto do caminho, dirigiu-se a ela, e não achou nela senão folhas. E disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti! E a figueira secou imediatamente. Mateus 21:19

Acho que muitos já se perguntaram: "Por que ao invés de Jesus ter secado a Figueira Ele não fez a Figueira dar frutos?" Eu mesmo já me perguntei várias vezes até que compreendi que Jesus queria nos ensinar uma lição extremamente importante!

Observe: A Figueira somos nós, e quando Deus se dirigir até nós e nos perguntar: Cadê tuas obras? Cadê teus Frutos? E nós não tivermos Frutos, então Ele dirá: "Nunca mais nasça fruto de ti" e nós secaremos! Por isso, é muito importante termos frutos bons, porque Jesus vai vir um dia nos cobrar esses Frutos!

Podemos comparar um Instrumento na Caixa com a Parábola dos Talentos (ou Parábola das Minas) que resumidamente é: O Senhor teve que partir, mas deixou Talentos para seus servos, para que eles pudessem lucrar outros talentos, porém um servo temeu usar seu talento e quando o seu Senhor voltou:

"Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei?
Devias então ter dado o meu dinheiro aos banqueiros e, quando eu viesse, receberia o meu com os juros.
Tirai-lhe pois o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos.
Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á tirado.
Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes"
Mateus 25:26-30



A Razão desse Servo não poder ter sido um Instrumento de Deus foi porque ele teve medo! Medo de que? Medo de anunciar o Evangelho, medo das pessoas, medo do que as pessoas pensariam ou fariam, e acabou sendo infrutífero! 
Devemos querer ser um Instrumento de Deus! Temos uma ordem para cumprir: 

"E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura."
Marcos 16:15

Não enterrem o seu talento! Não seja um Instrumento na caixa! Deixe ser usado por Deus, tenham obras!

É isso que eu queria dizer amados,

Fiquem com Deus!
Pedro Lucas Garcia

Comentários

Postar um comentário

Tem algo para nos dizer?