Pular para o conteúdo principal

Translate 翻譯 перевод ترجم תרגם

A pessoa certa...

Nessa postagem vou abordar um assunto muito importante para todos os cristãos solteiros que estão esperando em Deus uma pessoa para se relacionar. Mostrarei passo a passo de como encontrar essa pessoa e como saber se é ela a pessoa quem Deus escolheu, baseado em Gênesis 24.

O capítulo de Gênesis 24 ganhou o título: Uma esposa para Isaque. Não vou colocar o capítulo todo aqui, mas vou contar a história para vocês entenderem. Se quiserem, leiam depois o capítulo com calma. 

Gênesis 24 -
 "Abraão estava velho, prestes a morrer. Ele tinha sido abençoado por Deus em tudo, e viu a promessa que Deus fez para ele a respeito de seu filho Isaque se cumprir. Abraão chamou seu servo e disse: "Jure pelo Senhor que você vai até a minha terra, no meio da minha parentela, buscar uma esposa para meu filho Isaque."  O seu empregado respondeu: "E se a mulher não vier? Devo levar seu filho até a sua antiga terra para se casar com ela?" Abraão disse: "Cuidado! Não deixe meu filho voltar para lá! O Senhor, o Deus dos céus, que me tirou da casa do meu pai e da minha terra natal e que me prometeu sob juramente que à minha descendência daria esta terra, enviará o seu anjo adiante de você para que traga uma mulher para meu filho. Se a mulher não quiser vir, então você estará livre do juramente. Mas não leve meu filho de volta para lá." Então o servo jurou e partiu com dez camelos do seu senhor, para a Mesopotâmia, terra natal de Abraão, em direção à cidade onde Naor tinha morado. Ao cair da tarde, quando as mulheres da cidade desciam para pegar água do poço que ficava de fora da cidade, ele fez os camelos se ajoelharem perto daquele poço e orou: "Senhor, Deus do meu senhor Abraão, dá-me neste dia bom êxito e seja bondoso com o meu senhor Abraão. Como você está vendo, estou ao lado da fonte, e as jovens do povo dessa cidade estão vindo para tirar água. Faça com que a jovem a quem eu disser: Por favor, incline o seu cântaro e me dê de beber, e el me responder: "Bebe, e também darei água para os seus camelos", seja essa que escolheste para teu servo Isaque. Saberei assim que foste bondoso com o meu senhor." Antes que que ele terminasse de orar, desceu um jovem bela chamada Rebeca, filha de Betuel - Betuel era filho de Milca que era mulher de Naor  e Naor era irmão de Abraão - trazendo consigo seu cântaro para tirar água. A jovem era muito bonita e virgem, nenhum homem tivera relações com ela. Rebeca foi até a fonte, encheu seu cântaro e ia subindo de volta. O servo de Abraão apressou-se ao encontra dela e disse: "Por favor, dê-me um pouco de água do seu cântaro". Rebeca disse: "Beba, meu senhor", e tirou rapidamente dos ombros os cântaro e o serviu. Depois de servi-lo, ela disse: "Tirarei água também para seus camelos até saciá-los." E depressa ela esvaziou seu cântaro e correu para dar mais água para seus camelos. Sem dizer nada, o servo de Abraão a observava atentamente, tentando saber se o Senhor tinha dado êxito para sua missão. Quando os camelos terminaram, ele deu um pendente de ouro de seis gramas e duas pulseiras de outro e perguntou quem era ela. Ela disse: "Betuel, o filho que Milca deu a Naor." Então o homem se curvou e adorou  a Deus dizendo: "Bendito seja o Senhor, o Deus do meu senhor Abraão, que não retirou sua bondade e fidelidade do meu senhor. Quanto a mim, o senhor me conduziu na jornada até a casa dos parentes do meu senhor." Na manhã seguinte, depois de terem dormido na casa dos pais de Rebeca e contado toda a história para eles desde o início, o servo e seus empregados se aprontaram para irem embora e levar Rebeca juntos.  Mas o irmão e a mãe dela disseram: "Deixe a jovem ficar mais um dez dias conosco, então você poderá partir." O empregado disse: "Não me detenham, agora que o Senhor coroou de êxito a minha missão." "Vamos ver o que ela quer então", disseram a mãe e o irmão e depois chamaram Rebeca e perguntaram se ela queria ir. "Sim, quero", respondeu ela. Então eles abençoaram ela e ela partiu. Quando estavam chegando perto de Canaã, no lugar em que Isaque morava, Isaque avistou Rebeca montada no camelo e Rebeca também viu Isaque no campo (isso foi de tarde.)  "Quem é esse homem?", perguntou Rebeca.  "É meu senhor.", disse o servo. Então Rebeca cobriu-se com um véu. Isaque se aproximou, o seu servo lhe contou tudo o que havia acontecido. Então Isaque levou Rebeca para a tenda de sua mãe Sara; fez dela sua mulher, e a amou; assim ele foi consolado da morte de sua mãe."

- Minha versão simplificada de Gên 24 da NVI.

Espero que você tenha lido tudo lá em cima, mas se não leu, leia! Vamos continuar...

O primeiro ponto:
1. Deus tem para você alguém que é cristão, como você.

Vemos a preocupação de Abraão em não deixar que 1- Isaque se casasse com alguém que era daquela terra de Canaã (as mulheres de lá adoravam outros deuses.) e 2- De Isaque voltar para a Mesopotâmia (onde também adoravam outros deuses), pois assim a promessa de Deus de que seus descendentes herdariam Canaã não se cumpriria.

Deus tem a mesma preocupação que Abraão em não deixar você se casar com alguém que "adora outros deuses", ou melhor dizendo: que não conhece a Deus. Isso porque essas pessoas poderão fazer com que você se esqueça de Deus e vá para o mundo de novo. (O mesmo que aconteceu com o povo de Israel em Juízes 2:6-23.) E também em não deixar você voltar para a Mesopotâmia que significa a terra antiga de Abraão que para nós é a vida antiga: o mundo.

Então não se relacione para namorar e se casar com pessoas do mundo que não conhecem a Deus. Não vá caçar alguém na Mesopotâmia. Se você for as promessas de Deus não poderão se cumprir em sua vida. 


Lembre-se de 2 Coríntios 6:14 que declara: “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?”
O que é isso? Simples: um boi experiente com um boi iniciante vai ser atrapalhado no trabalho. (Para que não sabe, jugo é a canga que fica presa nos pescoços dos bois para levar algo.) É isso. 
Salomão entrou no tal do jugo desigual e abandonou a Deus, o mesmo fez Israel - como já citei -  várias vezes na Bíblia, até chegar a um ponto em que Deus destruiu de vez a nação, deixando eles serem cativos dos Babilônios. Não aceite ser novamente cativo do pecado, de Satanás.

O segundo ponto:
2. Deus vai te guiar para achar essa pessoa à medida que você caminhar.
Abraão disse: "O Senhor, o Deus dos céus, que me tirou da casa do meu pai e da minha terra natal e que me prometeu sob juramente que à minha descendência daria esta terra, enviará o seu anjo adiante de você para que traga uma mulher para meu filho."

Deus te guiará para achar essa pessoa à medida que você caminhar em oração em busca dessa pessoa. Lembre-se que o servo não ficou sentado. Ele foi até a terra natal caçar a mulher e o anjo o guiou. Por isso, ore sempre em busca dessa pessoa, mas ore com fé, tendo a certeza de que Deus vai te responder, pois em Tiago 1:6-8 diz que o homem que duvida não receberá nada de Deus.

O terceiro ponto:
3. Não tenha medo, Deus não preparou um sapo para você e sim uma princesa/príncipe. 

Isso mesmo, pode ficar feliz, Deus é bom! 

 Lembre-se da afirmação sobre Rebeca: "A jovem era muito bonita e virgem, nenhum homem tivera relações com ela." 
Talvez você pergunte "ah, eu não sou virgem, perdi minha virgindade quando ainda estava no mundo. Isso significa que Deus não tem ninguém para mim?"
Deus tem sim alguém para você. Essa passagem foi para dizer que Deus quer um relacionamento em que as pessoas só tenham relações sexuais depois do casamento. Que Deus se agrada de uma relação pura assim. Mas lembre-se: "Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo."(Coríntios 5:17.) 
Aquela pessoa antiga morreu. O passado não te condena! Deus tem alguém sim para você que é um princesa/príncipe! 

O quarto ponto:
4. Peça uma comprovação a Deus.

Quando depois de você tiver "batalhado" em oração. Quando você tiver achado a mulher/homem que você estava pedindo a Deus. Observe: você não deve ficar pedindo para Deus uma pessoa específica. Ex: "Ah, Deus, eu quero a mariazinha."  Lembre-se que é Deus quem escolheu, não você! Você deve orar para que a pessoa que você não sabe quem é apareça.) Aí sim, quando ela aparecer, não coloque o carro na frente dos bois querendo entrar no namoro. O empregado de Abraão não saiu pegando a menina e dizendo: "É tu mesmo, monta no camelo e vamos!" Ele orou...

Peça uma comprovação para Deus de que é essa pessoa que ele escolheu, assim como  o servo fez. Lembre-se de Gideão, ele pediu que Deus confirmasse se Ele iria mesmo dar a vitória contra os amalequitas e Deus confirmou duas vezes (Juízes 6:36-40), e confirmou mais uma vez sem ele pedir afim de que ele não tivesse medo (Juízes 7:9-15). 

Não tenha medo de pedir uma comprovação. Deus se agrada que você faça isso pois ele quer que seu filho tenha total certeza de que é Ele que está operando. Lembre-se, só mais uma vez de Davi, que sempre pedia que Deus dissesse se ele deveria atacar ou não.

O quinto ponto:
5. Tenham a comprovação dos pais.

Nada de namoro escondido. Depois que Deus comprovou Rebeca para o servo, ele pediu a mão dela em nome de Isaque para sua mãe e seu pai. Como vocês viram, eles aceitaram. Eu sei, nem sempre é assim. Como vocês também viram foi difícil até para o servo... Mas orem juntos! Perseverem e não esqueçam a afirmação do servo: "Não me detenham, agora que o Senhor coroou de êxito a minha missão." Mas também não vão falar isso para seus pais... Somente orem, confiem em Deus e peçam orientação e oração para os líderes da Igreja.

"O que Deus uniu, o homem não separa."

O sexto ponto:
6. Relação sexual só depois do casamento.

Depois que Deus confirmou para você e para a pessoa, e vocês tiverem a confirmação dos pais. Vocês estão livre para o namoro. 
Namoro é para se conhecerem melhor. Não saia pensando assim: "Ah, vou me casar no próximo mês!" Lembre-se: "Há tempo par todo propósito de baixo do céu" (Eclesiastes 3:1) Existe o tempo do namoro, noivado e depois o do casamento. Não sejam ansiosos, mas entreguem suas ansiedade a Deus!

A respeito da relação sexual, lembre-se: Isaque e Rebeca eram virgens. Depois que se conheceram, eles tiveram relação sexual e formaram então uma família. Case e tenha relação sexual e forme uma família. Não tenha relação sexual sem se casar. O objetivo central do sexo é unir os dois como uma só carne e fazer com que sejam uma família. (Mas não quer dizer que o sexo não tenha objetivo de prazer.) O que eu digo é que: Deus quer que você só se relacione com alguém se for para ter um compromisso. Se for só por prazer, por algo passageiro, então é o maligno que está agindo na sua vida e Deus não tem parte nisso!

O sétimo ponto e último.
7. Há um propósito do relacionamento cristão.

"Deus não une pessoas, une propósitos." 

Alguém disse essa frase e é a pura verdade. Veja que nas últimas partes de Gênesis 24 está escrito: "Então Isaque levou Rebeca para a tenda de sua mãe Sara; fez dela sua mulher, e a amou; assim ele foi consolado da morte de sua mãe."

Isaque amou Rebeca e por isso se casou com ela. E ela preencheu o coração dele quebrado pela morte de sua mãe. Deus não quer um relacionamento por simples prazer para nós. Ele quer um relacionamento que tenha um propósito: ajudar um ao outro.

Rebeca ajudou Isaque o consolado e Isaque ajudou Rebeca a amando mais que qualquer outra mulher. Assim como Deus colocou Eva na vida de Adão para que ele não se sentisse só, Deus coloca um companheiro em nossas vidas. Eva era a ajudadora do homem e Adão o ajudador de Eva. 

O relacionamento que Deus se agrada é o relacionamento em que Ele é glorificado. Como? No amor. A medida em que um ama o outro. Um ajuda o outro. Deus se alegra. Por isso, a pessoa certa de Deus para você terá como único objetivo te amar. Se ela te ama, ela vai te ajudar o/a levando para mais perto de Deus, o/a ajudando nas circunstâncias da vida... Como a Bíblia diz: É melhor serem dois do que um!

Depois de todos os pontos, há algo que vocês devem se lembrar: "Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas as coisas serão acrescentadas."
 Não queira a Deus só como papai Noel para receber presentes. Busque a Sua vontade, antes, busque a presença dEle antes e como Jesus disse: "e todas as coisas serão acrescentadas."
 Tem pessoas que dizem: "Ah, Deus não me responde." Mas eu pergunto: "E será porquê?" Será que não é porque você não o tem buscado? São questões simples: Busque que você acha. Pergunte que você é respondido. Creia e você receberá... 

Também tem alguns pontos interessantes que as pessoas já me perguntaram e que já ouvi.


 Uma vez um amigo cristão meu estava dizendo que tinha dúvidas em saber qual era a pessoa de Deus para ele. (Ela estava indeciso entre umas duas outras meninas.) Então eu disse: "Você tem é que aprender a esperar em Deus e parar de selecionar meninas e depois achar que uma delas é a que Deus preparou para você. Desse modo você está correndo atrás das meninas ao invés de deixar Deus trazer a pessoa para você."
 Muitas pessoas tem essa mesma atitude, de correr, de caçar as pessoas - sem se quer saber se ela é da vontade de Deus - e já iniciar um relacionamento doentio que acaba em alguns meses ou semanas... Não funciona assim amados... Esperar em Deus funciona de outra forma, e se quiser, eu já até postei sobre isso (link no final.)

 Outra coisa é a dificuldade de se manter santo enquanto espera. 
 Ouvi uma pergunta assim: "O que faço? A tentação é muito forte porque as mulheres ficam dando em cima."
 O pastor, diante dessa pergunta, disse: "A tentação vem sim. Mas você tem que olhar para si mesmo. Será que você não tem culpa nisso também? Em se engraçar com as meninas, em ficar fazendo bobagens com elas, dando esperanças? O seu comportamento que vai definir o que vai acontecer. Se você se portar com decência diante delas, elas vão te respeitar. Pode acontecer ainda de alguma vez elas darem em cima, mas se porte com atitudes diferentes e assim não será tão difícil resistir a tentação."

"Resisti ao diabo e ele fugirá de vós", não é?


Até uma próxima postagem!
Fiquem com Deus, Pedro Lucas Garcia.

Outras postagens:
Esperando em Deus (Parte 1)
Esperando em Deus (Parte 2)
Buscar a Deus, como?
Namoro Cristão

Comentários

  1. Casamento é grande porcaria,esse negocio de fazer sexo depois casamento é outra grande besteira,você é o dono do seu corpo porém você e não a Igreja ira decidir isso por você,pode sim fazer sexo,virgindade não passa de ser uma tremenda besteira só é uma bosta de um buraco pequeno na sua vagina é uma coisatão sem noção e tão simples que pra vocês fazem uma tempestade no copo da água se alguém da igreja perda a virgindade depois do casamento...Afffs E me diz oque tem em casamento??Aposto que nada né,casamento é igual relacionamento etc etc etc Eu sou da Igreja cristã e na minha opinião esse papo é tão escroto é não sem noção que senhor '-' Gente virgindade faça com que você crie expectativas demais,é como se todas as mulheres e homens na sua vida que você conheceu não existia,é uma tão normal de se fazer que vocês fazem uma tempestade no copo da água....¬¬

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos para um estudo Bíblico simples e para pesquisas:
      Sexo significa união de vidas. Você mais uma pessoa se unem para sempre. "Praticar um ato de união de vidas, sem a intenção de unir vidas, é agredir a alma.
      O sexo precocemente não acrescenta nada importante para nós ou para nossa relacionamento. O sexo precoce, na verdade, acarreta o oposto: além de não tornar as mulheres mais desejáveis, nem de acabar com a insegurança masculina - os problemas principais dos dois sexos, apontados pelas pesquisas - acabará fazendo com que nos autodepreciemos, e nos sintamos mais desesperados, mais sozinhos e inseguros.
      O sexo precoce e não planejado pode parecer certo no momento, mas quase sempre leva ao término do relacionamento. Um bom exemplo do que dizemos são os atores e atrizes famosas do mundo todo, que embora sejam pessoas fisicamente tão atraentes, e na maioria das vezes, tão liberadas dos freios morais da palavra de Deus, são exatamente as que encontram maiores dificuldades em seus relacionamentos: quando ouvimos que se casaram, logo pensamos em quanto tempo vai durar a união. E a razão é que não se constrói um verdadeiro relacionamento apenas em atração física e sexo.
      Recentes pesquisas conduzidas nesta área de sexualidade descobrira que os maiores níveis de satisfação sexual estão ligados ao casamento e à ética sexual tradicional. Ou seja, os indivíduos que participaram das pesquisas, e que declararam que estão muito satisfeitos com sua vida sexual atual, não são as pessoas solteiras que partem de um encontro sexual para outro, mas as pessoas casas que crêem que o sexo antes do casamento é errado e respeitam isso. As pesquisas demonstraram claramente que a abstinência faz com que fiquemos mais apaixonados.
      Essas pesquisas descobriram não apenas que o sexo é melhor no contexto do casamento, mas também que o sexo é melhor para quem tem apenas um parceiro sexual. Um estudo da Universidade da Carolina do Sul, EUA, revelou que as pessoas que praticam sexo antes do casamento são mais propensas a envolver-se em relações extraconjugais depois de casadas. E que os fiéis depois dele estão mais satisfeitos com sua vida sexual atual e também com seus casamentos, comparados àqueles que se envolvem sexualmente antes. A pesquisa da Universidade Estadual de Washington, Estados Unidos, revelou que casais solteiros que moram juntos têm um relacionamento menos saudável do que os casados e que o casamento entre pessoas que já moraram juntas tem 50% mais de chances de não dar certo do que o de pessoas que não fizeram isso."
      -Esutdo do Bispo Robson Rodovalho,

      Excluir
  2. Deus é maravilhoso e sábio em seus ensinamentos!! Ele é a verdade!!

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho 14 anos e gosto de uma garota de 15 anos:
    tudo começou no terceiro ano no caso 6 anos atrás e eramos amigos mas a cada ano q passava agente se falava menos.acabei repetindo o sexto ano e paramos de nos falar mas ela sempre me observando e eu orando mt falando"Senhor se ñ for da sua vontade pfv tira isso do meu coração"mas nunca esqueci ela.ela é evangelica mas foi se desviando.hj ela ta namorando mas as vezes briga com o namorado e fica sempre me olhando. e eu sei q DEUS vai usar alguem deste blog pra me dar a resposta

    ResponderExcluir
  4. Nunca pense em namorar alguém que não anda no mesmo propósito que você. Se ela não está na presença de Deus, então esta é a resposta, meu querido Lucas.

    ResponderExcluir
  5. a paz, então pedro lucas... não acho que seja Deus que escolha por nós pois a própria biblia fala que nos foi dado o livre arbítrio para fazermos nossas escolhas... agora vc vê, eu citei a palavra ''escolha'' a vida de um cristão é feita de escolhas, nada é certo, pois Deus nos fez e nos Deus o livre arbítrio para ver aquele iria ser fiel e que iria escolher seguir os caminhos dele... e sabemos que ele nos deu a inteligencia, sabedoria e capacitação suficiente ´para sabermos fazer a escolha certa.
    Então independente da pessoa que escolhermos,desde de que seja em cristo pois tbm como eu disse não devemos ser tolo e ir buscar par no deserto ( no mundo) mas se a pessoa que escolhermos for da igreja e tem um certo temor a Deus, 50% do objetivo de acha a pessoa certa ja foi concluido... ae vem a parte da ''escolhas''.
    Se escolhermos fazer tudo certo dentro do namoro como por exemplo : colocar Deus no centro do relacionamento, determina fazer certas coisas dentro do casamento entre outras coisas ja tem tudo pra ser um namoro abençoado por Deus. Agora se escolhermos ter um namoro onde nao colocarmos Deus como prioridade, fica em furnicação, fazer coisas erradas antes do casamento ae infelizmente estaremos cooperando para ter um relacionamento com brechas para dar tudo errado, é como eu disse a vida de um cristão é feita de escolhas... escolha fazer o certo e tudo dará certo, mas não acredito que Deus tenha uma pessoa especifica para cada um de nós, pois então se caso tivermos uma pesoa especifica esperando por n´so basta uma escolha errada e tudo na nossa vida estara arruinado?
    Não no mundo tem varias pessoas que pode ser nosso conjugue varias pessoas em que iremos nos identificar e que poderemos escolher para ser nosso companheiro e Deus criara oportunidades para cruzarmos o caminho de uma dessas pessoas...
    Em corinthions 7:39 fala:A mulher deve se manter casada com seu marido enquanto ele viver. Mas se seu marido morrer, ela fica livre para casar com quem quiser, mas somente no Senhor.
    então fala: se a mulher viuva não tiver mais o marido casar-se com QUEM QUISER DESDE DE QUE SEJA EM CRISTO.
    a BIBLIA FALA CASAR-SE COM QUEM QUISER não fala pra ela fica esperando outro homem que seja enviado por Deus...
    Mas sim se um dia vier acha um, que venha ser um que seja de Deus...
    O proprio abraão cita o livre arbitrio quando fala pro servo encontra a mulher para isaque ele fala ''porem se a mulher quiseres te seguir''.
    Então rebeca poderia escolher nao seguir isaque e Deus poderia dar uma outra mulher com as caracteristicas que abraão pediu para seu filho.
    Então minha opinião é casar, namorar com quem quiser desde de que seja em cristo .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Tem algo para nos dizer?