Pular para o conteúdo principal

Translate 翻譯 перевод ترجم תרגם

O verdadeiro amor

Hoje nessa curta postagem vou tratar um pouco do verdadeiro amor... 
Eu queria compartilhar com vocês algo que escrevi sobre esse assunto, por isso, sem mais demoras, vamos direto ao ponto:



"Como o Pai me amou, assim eu os amei; permaneçam no meu amor.
Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço.
Tenho dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa.
O meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como eu os amei.”
João 15:9-12
 

Amar não se define em um sentimento, mas em um ato. A própria gramática portuguesa nos diz que a as palavras terminadas em “ar er ir” são verbos e todo verbo significa uma ação.
Visto que amar representa uma ação, então temos o sujeito da ação e o predicado (individuo que recebe a ação.) Mas antes de abordarmos esse assunto, gostaria de fazer uma pergunta: O que é amor?

Muitos ao lerem esse texto acima dirão: “É a ação de amar.” De fato é, mas podemos ir mais além e buscarmos a essência do amor. Pois, por exemplo: quebrar é a ação de destruir algo, mas destruir algo também se associa ao ódio, inveja, maldade, etc… Vemos então que quebrar é mais que uma ação, pois é um sentimento oculto do homem que se manifesta na ação. Assim também, explorando a essência do amor, encontramos mais que risos e carinhos. 
Deus disse: “Eu amei o mundo e enviei meu filho.” Ele, de fato amou, mas ao mesmo tempo que amou, sacrificou seu filho. Sacrificar dói, então, no amor existe o sacrifício que se associa a dor. Amar não é, então, sinônimo de somente felicidade, riso, alegria… É verdade que existe essas coisas, pois sem elas, não se está presente o amor. Mas alguém sofreu e chorou por amor. Chegou ao nível máximo de morrer por isso. O que é amor então?
A resposta vemos em Deus na Sua grande ação: É a entrega, o esforço, a tolerância, o perdão, a verdade, a misericórdia. É Deus. Sabendo disso, podemos avançar.
Sabemos que o amor é o contrário da maldade e que é expresso somente por atos, em outras palavras, ação; pois amar é uma ação e a Bíblia nos diz: “Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.” - 1 João 3.18
E sabemos que amar é um mandamento de Jesus Cristo: “Esse é o meu mandamento: que amem-se uns aos outros como eu os amei.”
Estamos falando de amor. Se Deus é amor e Deus é eterno, então o amor é eterno. Paixão é algo que dura pouco e está associado a sexualidade, algo carnal do homem. Em Deus não há paixão pois nEle habita a eternidade, e Deus não é alguém de carne para ser conduzido por desejos carnais (ainda que tenha vindo em carne, não aceitou ser conduzido pela carne, pois é Soberano e Santo.)
Ao amar o mundo e demonstrar ação de amar - enviando seu Filho -, Deus revelou os seus desejos: queria salvar o homem, destruir o pecado, trazer o novo céu e a nova terra. É possível amar com desejos diferente, mas é impossível amar sem ação. O desejo de Deus era sincero, mas se alguém ama com desejos falsos, como egoísmo: amar - fazer ação do amor - por querer ser salvo. Ou orgulho: amar por querer ser maior que outros no Reino de Deus e na Igreja. Existe todos esses sentimentos que eu chamo da “essência do amor”. Não me refiro somente a essência do amor no geral, o amor de verdade, mas também do "amor" entre aspas. Você pode dizer que ama, mas pode ter motivos errados para amar. Consequentemente, isso não é um amor verdadeiro.
Jesus nos disse como amar: “amem-se uns aos outros como eu os amei.”, “Amem o seu próximo como a ti mesmo”. Com isso Ele quis dizer: estejam dispostos a fazerem a mesma coisa que eu fiz por vocês (morrer), aos outros, por amor. Estejam dispostos a fazer o que vocês querem que façam consigo mesmo, aos outros.
Isso é o amor. É ter um sentimento puro na ação. Amor não é só ação nem só sentimento, mas a junção perfeita dos dois em um. Por isso o apóstolo João nos disse para amarmos com atos e verdade. Porque fazer a ação de amor é fácil… O problema é o sentimento dessa ação. Será que é sincero ou procura interesses? 

“O amor é paciente, o amor é bondoso.”
- Onde há FALTA de tolerância e bondade, não há amor.

“Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.’
- Onde há a presença do “EU” acima da vontade do próximo, não há amor.

“Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.”
-Onde há a maldade ao próximo ou a falta de ajuda ao próximo por priorizar seus interesses, não há amor.

Onde há a falta de perdão não há amor.
“O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.”
-Onde há a injustiça ou o sentimento de prazer na injustiça não há amor.

Onde há o prazer na justiça e a sinceridade, há amor!

"Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."

-Onde não existe o sacrifício, onde não existe a confiança, onde não existe o se dar “totalmente sem esperar receber”, não há amor!

"O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará.”
- 1 Coríntios 13:4-9


Com carinho, Pedro Lucas Garcia.

Comentários