Pular para o conteúdo principal

Translate 翻譯 перевод ترجم תרגם

O que a Bíblia fala sobre Jesus: Jesus é Deus?

Quem é Jesus?

Bem vindos, amados! Nessa postagem quero falar com vocês sobre um assunto muito importante, mas que poucos conhecem. Como todos sabem, Jesus na Bíblia é dito como o Filho de Deus, e como a Bíblia é a Palavra de Deus, sabemos que tudo que está escrita nela é verdade pois se você não crer em algo que esta escrito lá, então a sua Fé em Deus é vã, pois tudo que sabemos sobre Deus está escrito na Bíblia!

Como na Bíblia fala, Jesus é o Filho unigênito de Deus que veio na Terra para nos salvar dos pecados e nos transformar em Filhos de Deus. Mas se hoje somos chamados Filhos de Deus, e se até os Anjos são Filhos de Deus, porque então somente Jesus teve que morrer na Cruz? Será que qualquer Filho de Deus poderia morrer na cruz para salvar o mundo? Não! Sabe por que? Porque Jesus é o Filho de Deus, porém, é superior aos Anjos. Mas se só há um que é superior a todos os Anjos o qual esse é Deus, porque Jesus é superior aos Anjos?

Temos todas as respostas em João

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.Ele estava no princípio com Deus.Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam. João 1:1-5

De quem é que João está falando?
Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo.Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu.Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.
João 1:8-14
Como já dito, Jesus veio ao mundo para salvar toda a carne do pecado, nos fazendo ser livres e ser Chamados filhos de Deus.

E João diz a respeito de um verbo que estava com Deus no princípio de tudo, o tal verbo que era Deus, quando não existia nem Anjos, nem Céus, nem Terra, enfim, quando nada existia. E João diz que esse verbo se fez carne, ou seja, virou uma pessoa, e que esse verbo que virou uma pessoa física habitou entre nós na Terra.

O verbo é a palavra de Deus, e a palavra de Deus é a luz do mundo e Jesus diz a seguinte frase:

Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. João 8:12

e também:

Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. João 3:17-19

Sendo então que Jesus é o verbo e que como o Verbo é Deus, Jesus é DEUS!

Quem criou o mundo? Não foi Deus? Sim, não é?



No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Ele estava no princípio com Deus.Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.

João se refere ao verbo como Deus, dizendo que o Verbo era Deus e que todas as coisas foram feitas por Ele. Mas se só Deus que criou o mundo, porque o Verbo criou o mundo também? Porque o Verbo é Deus! 

Vamos lá em Hebreus agora: 

Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas;Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles. Hebreus 1:1-4

 Em Hebreus já diz tudo o que eu estou falando para vocês, o autor (porque não se sabe quem escreveu Hebreus) diz que Deus constituiu Jesus como herdeiro de tudo, e que Jesus fez também o mundo!

Vou mostrar que belo dialogo o autor de Hebreus nos mostrou nesses versículos:
Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, Hoje te gerei? Eu lhe serei por Pai, E ele me será por Filho? E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem. E, quanto aos anjos, diz: Faz dos seus anjos espíritos, E de seus ministros labareda de fogo. Mas, do Filho, diz: O Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino.Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu Com óleo de alegria mais do que a teus companheiros.E: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, E os céus são obra de tuas mãos.Eles perecerão, mas tu permanecerás; E todos eles, como roupa, envelhecerão,E como um manto os enrolarás, e serão mudados. Mas tu és o mesmo, E os teus anos não acabarão. E a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha destra, Até que ponha a teus inimigos por escabelo de teus pés?Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação? 
Hebreus 1:5-14
Por que estou mostrando esse dialogo separado por cores? Simples, para vocês perceberem a diferença entre os Anjos e Jesus, na cor mais escura (o marrom) o autor fala sobre Jesus e na mais clara (o rosa) o autor fala sobre os Anjos, usando uma comparação entre Jesus e os Anjos.

Uma coisa interessante nesse mesmo versículo é essa parte:


Mas, do Filho, diz: O Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino.Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu Com óleo de alegria mais do que a teus companheiros. 

Hebreus 1:8-9

O Autor de Hebreus esta dizendo nessa parte a respeito do Salmos 45 que diz claramente sobre Jesus:

Tu és mais formoso do que os filhos dos homens; a graça se derramou em teus lábios; por isso Deus te abençoou para sempre.Cinge a tua espada à coxa, ó valente, com a tua glória e a tua majestade. E neste teu esplendor cavalga prosperamente, por causa da verdade, da mansidão e da justiça; e a tua destra te ensinará coisas terríveis. As tuas flechas são agudas no coração dos inimigos do rei, e por elas os povos caíram debaixo de ti. O teu trono, ó Deus, é eterno e perpétuo; o cetro do teu reino é um cetro de eqüidade. Tu amas a justiça e odeias a impiedade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria mais do que a teus companheiros. 

Salmos 45:2-7

E nos mostra que Davi, homem segunda o coração de Deus, pôde reconhecer a Deus de uma forma íntima, e teve grandes revelações de Jesus!

E outra, Deus tem um Deus? Não, né! Porém Davi se referiu a Jesus dessa forma: por isso Deus, o teu Deus, te ungiu Com óleo de alegria mais do que a teus companheiros.

E é ai, nessa parte é possível ver a Trindade em Ação, quando Jesus (Deus Filho) se submete ao Pai (Deus Pai) e Paulo nos confirma isso em Felipenses:

De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. 

Felipenses 2:6

e Hebreus confirma isso:
Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos.Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória, consagrasse pelas aflições o príncipe da salvação deles.Porque, assim o que santifica, como os que são santificados, são todos de um; por cuja causa não se envergonha de lhes chamar irmãos 

Hebreus 2:9-11

E para encerrar, eu quero dar o significado da palavra Deus:

1 - Onipotente = Aquele que pode todas as coisas .
2 - Onisciente = Aqueles que sabe de todas as coisas.
3 - Onipresente = Aquele que esta em todos os lugares.

Jesus tem essas 3 qualidades,

Onipotente = Quando Jesus curou os enfermos, andou sobre as águas, expulsou demônios, Venceu e a morte e ainda tem o poder de salvar, pois, só Deus pode salvar, então se você crer que Jesus não é Deus toda a sua Fé no Evangelho é morta e anulado, pois da Salvação depende todo o testamento, o qual, Jesus veio à Terra para morrer por nós e nos salvar do pecado.

Onisciente e Onipresente = Quando Jesus conversava com uma samaritana Ele disse: Vá chame teu marido e vem cá, e a mulher respondeu: Não tenho marido. Então Jesus disse: Bem dissestes pois tivestes 5 maridos e o que tens agora não é teu marido! (João 4:3-18) E também quando Felipe foi chamar Natanael dizendo que achou o Messias então Natanael foi ao encontro de Jesus e Natanael perguntou a Jesus: De onde tu me conheces? e Jesus respondeu:  Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira. João 1:48

A Trindade é realmente um dos Grandes mistérios desse nosso Grande e Poderoso Deus, mas a sua Palavra nos ensina passa a passo para que não tenhamos duvidas!

Base desse estudo está também em:
Hebreus 1.3; Colossenses 1.15; 2.9; Filipenses 2.6; 2 Coríntios 4.4 e João 1.1

Fiquem com Deus !
Pedro Lucas Garcia

Comentários