Pular para o conteúdo principal

Translate 翻譯 перевод ترجم תרגם

Quem é Satanás e qual a sua função?

Conhecendo o inimigo...
 Amados, eu fiz um estudo grande, complexo e importante para vocês.



Quem é Satanás?

Ler todo: / Isaías 14:12-19 / Ezequiel 28:4-19 /

Antes da Queda:
Antes de ser chamado Satanás e Diabo o seu nome original era Lúcifer que significa Filho da Alva (Is 14:12). 
 Lúcifer era um anjo da ordem mais alta dos céus: Querubim; e trabalhava como Guardião ou Cobridor em outras traduções. Estava sempre diante de Deus, na sala do Trono (Ez 28:14). Ele era o anjo mais belo, perfeito e honrado criado pelo Criador. Era um exemplo nos Céus. (Ez 28:12-17)

Motivo da Queda: Pecados.

  1. Começou a praticar a injustiça e fazer o mal. "Perfeito era nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que em ti se achou iniquidade. Pela abundância do teu comércio o teu coração se encheu de violência, e pecaste; pelo que te lancei, profanado, fora do monte de Deus, e o querubim da guarda te expulsou do meio das pedras afogueadas." Ezequiel 28:15-16
  2. Orgulhou-se pela sua posição (de honra) e formosura. "Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei; diante dos reis te pus, para que te contemplem." Ezequiel 28:17
  3. Quis ser maior que Deus. "E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono; e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte; subirei acima das alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. Contudo levado serás ao Inferno, ao mais profundo do abismo." Isaías 14:12-15
Depois da Queda:

Lúcifer caiu junto com os anjos que o apoiavam, e foi lançado no inferno. Muitos anjos estão presos no inferno, porém, sabemos que Lúcifer e muitos outros demônios ainda tem liberdade de ir e vir das regiões celestes até a terra como veremos mais a frente.


"Sua cauda arrastou consigo um terço das estrelas do céu, lançando-as na terra... Houve então uma guerra no céu. Miguel e seus anjos lutaram contra o dragão, e o dragão e os seus anjos revidaram. Mas estes não foram suficientemente fortes, e assim perderam o seu lugar no céu" Ap 12:4 e Ap 12:7. (Ler todo Apocalipse 12:1-10)



"E aos anjos que não conservaram suas posições de autoridade mas abandonaram sua própria morada, ele os tem guardado em trevas, presos com correntes eternas para o juízo do grande Dia." Judas 1:6

"Pois Deus não poupou os anjos que pecaram, mas os lançou no inferno, prendendo-os em abismos tenebrosos a fim de serem reservados para o juízo." 2 Pedro 2:4
Lúcifer passou a ser chamado de Satanás que em Hebraico é "Satan" que significa: "Adversário", "Acusador", "O que resiste", "O que se opõe a Deus", "O que faz resistência". E de Diabo que vem do grego "diabolos" e  que significa: "Tentador", "Difamador", "Caluniador". 

  Ambos os nomes representam a sua personalidade e a sua tarefa contra Deus e contra os seres-humanos. (Só o nome Diabo que aparece no novo-testamento. O nome Satanás aparece em ambos os testamentos. 
 Satanás não deixou de ser anjo, mas deixou de ocupar a sua posição nos Céus. Hoje ele é um anjo caído, junto com milhares de outros anjos que tomaram parte no seu pecado.

"O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançado à terra. Então ouvi uma forte voz do céu que dizia: "Agora veio a salvação, o poder e o Reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo, pois foi lançado fora o acusador dos nossos irmãos, que os acusa diante do nosso Deus, dia e noite."Ap 12:4, Ap 12:7, Ap 12:9-10.



Personalidade e desejos do Diabo:




Peca desde o princípio: "Quem comete pecado é do Diabo; porque o Diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: Para destruir as obras do Diabo."

1 João 3.8
É assassino e mentiroso: "Vos tentes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, falo do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira." João 8:44
Enganador: "Isto não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz.
Portanto, não é surpresa que os seus servos finjam que são servos da justiça. O fim deles será o que as suas ações merecem." 2 Coríntios 11:14-15 e Apocalipse 20:1-3

  O objetivo central de Satanás ao se disfarça de anjo de luz - isso muitas vezes pode ser traduzido tanto no sentido literal de ele se aparecer na forma de anjo de luz e também no figurado que é se aparecer na forma de algo ou alguém que aparente ser bom - é nos enganar. Como mentiroso, sempre vai querer te convencer de que algo não é pecado ou não faz mal. Vai te dizer uma meia verdade com o intuito de te fazer cair assim como fez com Eva.



Não quer que as pessoas se salvem: "As sementes que caíram na beira do caminho são as pessoas que ouvem a mensagem. Porém o Diabo chega e tira a mensagem do coração delas para que elas não creiam e não sejam salvas." Lucas 8:12


Qual sua função? (Só lembrando que não é uma função dada por Deus e sim uma função permitida).
Acusador e Adversário:
Então ouvi uma forte voz do céu que dizia: "Agora veio a salvação, o poder e o Reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo, pois foi lançado fora o acusador dos nossos irmãos, que os acusa diante do nosso Deus, dia e noite. Apocalipse 12:10



"Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão, que ruge procurando alguém para devorar" 1 Pedro 5.8


  Como acusador e adversário, Satanás caça brechas em nossas vidas para nos acusar diante de Deus todos os dias a fim de nos destruir. (Ler também Zacarias 3:1)



Provar/Tentar:

 "Portanto, não podendo eu também esperar mais, mandei-o saber da vossa fé, temendo que o tentador vos tentasse, e o nosso trabalho viesse a ser inútil."1 Tessalonicenses 3:5
"Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permaneces firmes contra as ciladas do Diabo;" Efésios 6.11
"Também é necessário que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em opróbrio, e no laço do Diabo." 1 Timóteo 3.7
Ele nos arma ciladas (laços). Para que possamos cair e assim ele agir em nossas vidas e quando ele nos acusa, ele recebe a legalidade de nos tentar.



 A Bíblia nos conta exemplos de pessoas que foram acusadas e tentadas por Satanás, mas que se mantiveram firmes:


Jesus que foi levado pelo Espírito Santo ao deserto afim de ser provado por Satanás: Mateus 4:1-11 
que foi acusado por Satanás de não está sendo sincero com Deus e que só servia a Deus por interesse: Jó 1:13-22 / Jó 2:1-10
Satanás/diabo possui servos como já vimos em 2 Coríntios 11:14-15: 

"Isto não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz.Portanto, não é surpresa que os seus servos finjam que são servos da justiça. O fim deles será o que as suas ações merecem." e em Apocalipse 12:4-10: 



"Sua cauda arrastou consigo um terço das estrelas do céu, lançando-as na terra... Houve então uma guerra no céu. Miguel e seus anjos lutaram contra o dragão, e o dragão e os seus anjos revidaram. Mas estes não foram suficientemente fortes, e assim perderam o seu lugar no céu. O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançado à terra."

E que tipo de servos são esses?



1-Demônios que estão divididos hierarquicamente como principados, potestades, tronos, e demônios, os quais são espíritos que estão em constante luta contra o povo de Deus e são da dimensão espiritual.


"Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo,pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais." Efésios 6:11-12

 Há uma classe gigantesca de demônios que agem na vida das pessoas o qual irei falar em outras postagens.



2-Pessoas que são tanto satanistas e bruxos como pessoas comuns que não conhecem a Jesus. A Bíblia nos deixa claro que essas são marionetes de Satanás e são usadas para os seus próprios fins.

 Elas também estão lutando contra o povo de Deus, por isso vemos tantas perseguições desde os tempos de Cristo.

Satanás pode fazer o que bem entende? Não! Ele pode nos colocar a prova se assim for permitido, mas ele não pode tomar as decisões por você. Você só peca se permitir. Outra coisa é que ele não pode entrar na sua vida sem uma brecha. Mas não quer dizer que ele não pode fazer uma brecha na sua vida. Por isso que Jesus diz: "orai e vigiai". Não basta você não ter brechas, você tem que vigiar a fim de que o ladrão não crie uma brecha! 



(Efésios 2:2) (2 Coríntios 4:4) (João 12:31)


 Satanás é o deus desse século, o príncipe da potestade do ar, o espírito que age na vida dos desobedientes, ele cega o entendimento dos incrédulos. Mas contra o povo de Deus ele não pode fazer nada que não tem sido permitido por você e por Deus.



Qual o destino de Satanás e de seus servos?

O Inferno. O julgamento de Satanás já é certo, ele foi julgado e a sentença já foi dada. Agora só falta ser concluída a parte final do processo contra ele e seus demônios: a condenação eterna. 
 Deus não quer que nenhuma pessoa se perca, mas Ele não pode obrigar a pessoa a querer se salvar. Mas a todos os que aceitam a Cristo são chamados filhos de Deus e para eles já não há condenação.

"Para isto o Filho de Deus se manifestou: Para destruir as obras do Diabo."1 João 3.8
"Depois ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: "Afastem-se de mim, vocês que estão debaixo da maldição de Deus! Vão para o fogo eterno, preparado para o Diabo e os seus anjos!" Mateus 25:41
"O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância." João 10:10



 Satanás nos oferece morte, mas Jesus nos oferece vida. Através da cruz o reino de Satanás foi quebrado. Hoje, Satanás não governa mais todas as pessoas que estão no mundo e sim todas as que são. De qual lado você está?


Embora Satanás tenha poder, não podemos exagerar como se ele pudesse fazer todas as coisas e nem falar que tudo é culpa dele e nem ter medo dele, assim como não podemos subestimá-lo. Jesus é a autoridade superior, que derrotou todo o inferno e a morte e ainda tirou a chave do inferno e da morte das mãos de Satanás.
"E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dado toda a autoridade no céu e na terra." Mateus 28:18
"Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;" Mateus 16:18



Livros que recomendo: 

Batalha Espiritual - Robson Rodovalho.
Ele veio para libertar os cativos - Rebecca Brown.
Prepare-se para a Guerra - Rebecca Brown.
Viagem ao Sobrenatural -Roger Morneau

Pedro Lucas Garcia

Comentários

  1. Que belíssimo post. Estou encantada.
    Que as bençãos do Senhor estejam presentes em sua vida com a mesma naturalidades que a chuva cai ! Voltarei aqui mais vezes ! {:
    beijinns, a paz de Christ ! {:

    - http://girls-of-christ.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joana. Ficamos muito feliz de você ter gostado do Blog, que Deus também te abençoe abundantemente!
      Parabéns pelo Blog, é muito bonito! Que Deus venha fazer-lo crescer e alcançar muitas vidas!
      Fica na Paz também!

      Excluir
  2. Muito bom,gostei e vou copiar para sempre ler.......parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Lia Noroes, muito obrigado pelo comentário. Ficamos muito felizes que você tenha gostado da postagem, volte sempre! :)

    Que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  4. Lindas palavras varão de Deus!
    Continue assim... sendo um instrumento de Deus.
    Que através deste meio muitos almas sejam ganhadas pra Jesus!

    A paz do senhor!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Muito Edificante, obrigado pelo estudo! Que Deus continue lhe abençoando!

    ResponderExcluir
  7. Perfeito! Muito bem explicado...Que Deus nos de sempre sabedoria e discernimento! Amém...

    ResponderExcluir
  8. Perfeito! Muito bem explicado...Que Deus nos de sempre sabedoria e discernimento! Amém...

    ResponderExcluir
  9. Mas o inimigo nao era o anjo mais forte do reino, apesar de ser ungido e querubim ele não existe indicios de que ele fazia parte do exercito celestial comandado por Miguel. O que leva crer que os anjos que fazem parte do exercito celestial eram muito mais fortes e leais ao altissimo, tendo lucifer dificuldade de traze-los para o seu lado. Pode ter acontecido de um ou outro sucumbir a tentação, mas acredito que não.
    Na batalha aqueles que permaneceram ao lado de Deus seriam os vitoriosos sem duvida.
    Me espanta um anjo com tamanha sabedoria nao entender isso. Mesmo que ele fosse maioria, ainda sim perderia a batalha. Me lembro de uma passagem biblica onde moises erguia seu cajado e o povo prevalecia sobre quando exercito pois o poder de Deus era avassalador de aumentava o poder do exercito e esse vencia as batalhas.
    Assim tbm seria no reinado se precisasse, mas acredito que o grande exercito de miguel deu conta tranquilamente da situação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A queda de Lucifer nada tem haver com Miguel ou seu exercito, Seu pleito foi entre Ele e seu Criador,....Quanto a Ele ñ ter noção de sua iminente derrota é por causa de seu pecado.
      O pecado é uma droga que muitos acreditam ter domínio sobre Ela, Até acordar e descobrir que se tornaram um escravo dela.

      Excluir
    2. Miguel é tao poderoso que com certeza ele que jogou o satanael para o inferno .

      Excluir
  10. muito boa esta postagem,olha tenho uma dúvida,Deus estava aqui na terra ai lucifer reuniu alguns anjos e disse tenho o mesmo poder de Deus e agora em diante eu mandarei aqui e sentou no trono e disse quando Deus chegar ele não terá o trono de volta,quando Deus chegou lá no céu um dos anjos pegou a espada lutou muito com lucifér e expulsou lucifer foi jogado aqui na terra,e ele disse ai dos moradores da terra.Pergunto:É isso mesmo?

    ResponderExcluir
  11. Eu to bastante satisfeita,com estas ministrações,aprender bastante com o espírito santo �� que Deus lhes abençoei poderosamente..obrigada Hilda

    ResponderExcluir
  12. Achei Muito Interessante, Inteligente E Edificante Que Deus Continue Usando Grandemente, Deus Te Abençoe

    Obs: "Vigiai E Orai Para Que Não Entreis Em Tentação: Na Verdade, O Espirito Está Pronto, Mas A Carne É Fraca" Mateus 26:41

    ResponderExcluir
  13. Não querendo ser chato (mas com certeza vai soar assim),onde está escrito que Miguel é Deus? Onde está escrito sobre “Lúcifer”? Por que você acha que “Lúcifer” é alguém? a palavra lúcifer é adjetivo e não substantivo nominal, tanto que em alguns textos antigos em uma das cartas de pedro esta usado o mesmo termo se referindo a Cristo. E em nenhum lugar da bíblia se refere a uma entidade chamada Lúcifer e nem sobre uma descrição do “satanás” “diabo” “anti-cristo” ou coisa assim, nem como querubim nem como nada”

    ResponderExcluir
  14. Agora onde está escrito Lúcifer na bíblia? Podemos citar o texto de 2Pedro 1:19:"Sendo assim, temos ainda mais concreta a Palavra dos profetas, e fazeis muito bem em prestar atenção a ela, como a uma candeia que brilha nas trevas, até que todo o dia se ilumine e a estrela da alva (LÚCIFER) nasça em vossos corações". Agora fica a pergunta, como poderíamos dizer que Lúcifer é Satanás, sendo que esse texto associa Lúcifer à Cristo?
    Talvez por fortes influências na época de teólogos como Tertuliano e Orígenes, e por uma errônea interpretação contextual de Isaías 14:12 e Ezequiel 28:12-16, surgiu essa fama de Lúcifer ter sido um anjo de luz que regia um coral no céu, e depois de se rebelar contra Deus foi expulso e virou Satanás.
    Será mesmo? É relevante o adendo que a palavra Lúcifer (hêlel) não é um substantivo próprio, ou seja, não é um nome.
    Lúcifer nunca poderia ser um título dado à Satanás.

    ResponderExcluir
  15. A palavra de Deus é como água para quem tem sede, precisamos dela sempre.

    ResponderExcluir
  16. Olá acabei de mim inscrever...e amei pra Soli Deo Glória ( de Deus) o poste me ajudou bastante, sou professora da EBD aqui na Bahia,e quero compartilhar uma dúvida dos meus alunos; satanás louvava nos céus ou seja esse era o seu serviço,louvar a Deus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Fico feliz. Que Deus abençoe a todos vocês. Ele era um Querubim, que nem os Querubins colocados na porta do Éden ou os da Arca da Aliança. Ele andava no Éden e guardava as duas árvores mais importantes que Deus plantou e também no Monte de Deus que fica no Céu onde Deus governa. Ezequiel 28:12-17. Era um dos anjos mais poderosos e modelo de perfeição. Como ele tinha muita sabedoria, certamente dominava a música, mas a Bíblia não diz que ele era responsável pelos louvores. Ele usa a sabedoria dele hoje para destruir os seres-humanos que Deus quer salvar para serem seus filhos para sempre.

      Excluir
  17. Adorei, aprendi , tirei dúvidas
    Obrigada

    ResponderExcluir
  18. shalom ... gostaria de saber que tradução é esta ...Motivo da Queda: Pecados.

    Começou a praticar a injustiça e fazer o mal. "Perfeito era nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que em ti se achou iniquidade. Pela abundância do teu comércio o teu coração se encheu de violência, e pecaste; pelo que te lancei, profanado, fora do monte de Deus, e o querubim da guarda te expulsou do meio das pedras afogueadas." Ezequiel 28:15-16

    gostei deste texto porem não achei qual biblia é ...e o querubim da guarda te expulsou do meio das pedras afogueadas." este texto .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Tem algo para nos dizer?