Pular para o conteúdo principal

Translate 翻譯 перевод ترجم תרגם

Deus não nos chamou para ser líderes!

Só há um Líder que é Cristo!
Em primeiro lugar, eu preparei um estudo longo, leia se você estiver buscando a verdade de Deus; e em segundo lugar, eu poderia usar centenas de referências bíblicas, mas optei pelas que transmitissem no contexto a mensagem de forma direta.


É notório que as igrejas cristãs possuem lideranças de diversos tipos na atualidade, uns sendo pastores das igrejas, outros sendo membros-líderes. Quanto a essa questão, destacam-se a ganância pelo poder - que em muitas Igrejas é pregado como positivo - e o maltrato dos outros membros. Em meu texto eu não vim tocar necessariamente nesses dois assuntos, mas sim dar a visão do que Cristo realmente deixou para a Sua Igreja. 
Em princípio Jesus não ensina que a Igreja deveria ter líderes ou ser governada por uma pessoa. Sobre esse assunto, Jesus diz que Ele é a Cabeça da Igreja e que nós somos o Corpo. Por meio do Apóstolo Paulo, é visível que o Corpo tem divisões em vistas de que Deus fez as pessoas diferentes. No entanto, Paulo usa o conceito de corpo para pregar a Unidade! "17Se o corpo todo fosse olho, onde estaria a capacidade de ouvir? Se o corpo todo fosse audição, onde estaria o olfato? 18Em verdade, Deus dispôs cada um dos membros no corpo, segundo a sua vontade. 19E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? 20Sendo assim, há muitos membros, mas um só corpo!" 1 Coríntios 12:17-20 Entretanto, há Igrejas que pregam que todos devem ser líderes para fazer a vontade de Deus e os membros - que segundo elas não são os líderes - são pessoas que ocupam as cadeiras. 
E por que elas dizem isso? 
(Observe: Não estou indo contra uma instituição, mas contra vários sistemas que existem hoje.) Essas Igrejas buscam estruturar todos os membros em forma de líderes a fim de crescer sua denominação rapidamente. Contudo, o apóstolo Tiago diz Caros irmãos, não vos torneis muitos de vós mestres, porquanto sabeis que nós, os que ensinamos, seremos julgados com maior rigor. Tiago 3:1 É, infelizmente, a forma empresarial semelhante a pirâmides dentro da Igreja. A visão dissecada delas é a seguinte: Quanto mais líderes, mais dinheiro, mais Igrejas, mais líderes, mais dinheiro. Quando você entre em um Igreja assim, é mais provável que você seja treinado para se tornar um líder e que o púlpito e a sua liderança sempre fale sobre honrar o líder e nunca fale sobre Jesus. Eles esquecem que Jesus é irresistível sem esse discursos que tentam prender jovens e adultos em suas denominações. 
Na maioria dessas instituições o desejo pelo poder fica acima do serviço a Deus, pois muitos desejam subir de cargo na Igreja e dessa forma atropelam os seus irmãos, há competição e esta é incentivada - sendo essa uma atitude sem ética e respeito algum. Há comparações e formas de tratar os discípulos como se fossem pessoas que estão totalmente erradas e por isso devem ser corrigidas e isoladas em um jogo psicológico até que eles peçam perdão por não concordarem ou seguirem a mesma visão que eles. Há portanto manipulação, violência psicológica e verbal, ganância, ódio e todo tipo de iniquidade que é afirmada na Palavra de Deus que estes não herdarão o Reino dos Céus. "O fato de haver litígios entre vocês já significa uma completa derrota. Por que não preferem sofrer a injustiça? Por que não preferem sofrer o prejuízo?Em vez disso vocês mesmos causam injustiças e prejuízos, e isso contra irmãos! Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos, nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus."1 Coríntios 6:7-10


Como é de fato o Reino de Deus?

No Reino de Deus todos nós somos irmãos! Jesus não separou ninguém para ser superior aos demais ou dar ordens que os outros devem obedecer. A verdade do Reino de Deus é "Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus.Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles." Mateus 18:19,20 De forma que o Reino de Deus não é atraído por centenas de construções de Igrejas ou centenas de pessoas; além disso, o Reino de Deus também é dos humildades, ou seja, de pessoas que não se consideram superiores aos outros, os pequeninos: "Naquela mesma hora chegaram os discípulos ao pé de Jesus, dizendo: Quem é o maior no reino dos céus?E Jesus, chamando um menino, o pôs no meio deles, E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus. E qualquer que receber em meu nome um menino, tal como este, a mim me recebe." Mateus 18:1-5
Jesus ensinou que todo o poder é dele, mas os homens se preocupam muito com o poder. Por este motivo Satanás caiu ao ocupar posições elevadas se achou superior aos anjos de Deus e quis ser melhor do que Jesus. Entretanto, Jesus ensinou que nós somos uma família e devemos estar unidos não em liderança, mas em amizade. As decisões devem ser de todos, não de uma só pessoa. Ninguém governa a Igreja de Cristo a não ser o próprio Cristo.

Qual é a visão de Jesus sobre Liderança? 
Jesus não é a favor de liderança. Ele ensinou que só há um Mestre e Senhor, só há um Pai e Líder que é o Cristo e nós somos discípulos somente dele, assim como os apóstolos foram. Assim, muitas Igrejas querem que você tenha um líder para excluir a direção de Cristo em sua vida. Parece paradoxal, mas é o que elas fazem hoje ao assumir um controle social e mental dos membros da Igreja, o que não deveria ser assim. Veja o que Jesus ensinou de fato:

20Naquele momento, aproximou-se de Jesus a esposa de Zebedeu, com seus filhos e, prostrando-se, fez um pedido a Ele. 21“O que desejas?” - perguntou Jesus. Ela respondeu: “Ordena que no teu Reino estes meus dois filhos se assentem um à tua direita, e o outro à tua esquerda”. 22“Não sabeis o que pedis!”, contestou-lhes Jesus. “Podeis vós beber o cálice que Eu estou prestes a beber e ser batizados com o batismo com o qual estou sendo batizado?” E eles afirmaram: “Podemos!” 23Então Jesus lhes declarou: “Certamente bebereis do meu cálice; mas quanto ao assentar-se à minha direita ou à minha esquerda, não cabe a mim outorgá-lo. Esses lugares pertencem àqueles a quem foram reservados por meu Pai”. 
24Ao ouvirem isso, os outros dez ficaram injuriados contra os dois irmãos. 25Então Jesus os chamou e explicou: “Sabeis que os governadores dos povos os dominam e que são as pessoas importantes que exercem poder sobre as nações. 26Não será assim entre vós. Ao contrário, quem desejar ser importante entre vós será esse o que deva servir aos demais. 27E quem quiser ser o primeiro entre vós que se torne vosso escravo. 28Assim como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como único resgate por muitos”. Mateus 20:20-28

A mãe desses dois irmãos pensava como muitas instituições pregam ao investir em liderança: Posição e Hierarquia. Seus filhos deveriam se sentar com autoridade superior aos demais discípulos de Cristo. Jesus afirmou que na Era futura o Pai concederia lugares especiais a quem Ele quisesse e ensinou entre os discípulos que ninguém seria superior, não haveria um chefe, todos deveriam servir uns aos outros. Para o Reino de Deus, Jesus afirmou que o maior não vira maior para governar, mas para servir e Cristo usa o seu próprio exemplo: Ele é o Rei dos Reis, mas veio servir a todos.

12Após haver lavado os pés dos seus discípulos, tornou a vestir sua capa, voltou a sentar-se à mesa e lhes indagou: “Compreendeis o que vos fiz? 13Vós me chamais ‘Mestre’ e ‘Senhor’, e estais certos, pois Eu, de fato, o sou. 14Dessa maneira, se de vós Eu Sou Senhor e Mestre e ainda assim vos lavei os pés, igualmente vós deveis lavar os pés uns dos outros. 15Dei-vos um exemplo para que, como Eu vos fiz, também vós o façais. 16Em verdade, em verdade vos afirmo que nenhum escravo é maior do que seu senhor, como também nenhum enviado é maior do que aquele que o enviou. 17Portanto, se vós compreenderdes esse ensinamento e o praticardes, abençoados sereis. João 13:12-17

O que mais se vê hoje é líderes pedindo que seus discípulos lavem os seus pés, mas Jesus veio ensinar que Ele sendo o Mestre e Senhor verdadeiro se ajoelhou diante dos discípulos e cuidou deles - o que na verdade deveria ser o contrário, os discípulos deveriam lavar os pés de Cristo e servir a Cristo pois Ele é Deus, mas Jesus se deu como exemplo até a sua morte na Cruz.

Jesus foi contra a liderança religiosa de sua época:

Então, Jesus pregou às multidões e aos seus discípulos: 2“Os escribas e os fariseus se assentam na cadeira de Moisés. 3Fazei e obedecei, portanto, a tudo quanto eles vos disserem. Contudo, não façais o que eles fazem, porquanto não praticam o que ensinam. 4Eles atam fardos pesados e os colocam sobre os ombros dos homens. No entanto, eles próprios não se dispõem a levantar um só dedo para movê-los. 5Tudo o que realizam tem como alvo serem observados pelas pessoas. Por isso, fazem seus filactérios bem largos e as franjas de suas vestes mais longas. 6Amam o lugar de honra nos banquetes e os primeiros assentos nas sinagogas. 7Gostam de ser cumprimentados nas praças e de serem, pelas pessoas, chamados: ‘Rabi, Rabi!’. 8Vós, todavia, não sereis tratados de ‘Rabis’; pois um só é vosso Mestre, e vós todos sois irmãos. 9E a ninguém sobre a terra tratai de vosso Pai; porquanto só um é o vosso Pai, aquele que está nos céus. 10Também não sereis chamados de líderes, pois um só é o vosso Líder, o Cristo. 11Porém o maior dentre vós seja vosso servo. 12Portanto, todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado. Mateus 23:1-12

Como a Igreja deve ser organizada? 

O apóstolo Paulo fala que Deus colocou pessoas na Igreja para instruir os demais que ainda não tem conhecimento na fé e para irem contra a todo tipo de heresia pregada.


De fato, Deus dispôs cada um dos membros no corpo, segundo a sua vontade.Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Assim, há muitos membros, mas um só corpo. O olho não pode dizer à mão: "Não preciso de você! " Nem a cabeça pode dizer aos pés: "Não preciso de vocês! " Pelo contrário, os membros do corpo que parecem mais fracos são indispensáveis, e os membros que pensamos serem menos honrosos, tratamos com especial honra. E os membros que em nós são indecorosos são tratados com decoro especial, enquanto os que em nós são decorosos não precisam ser tratados de maneira especial. Mas Deus estruturou o corpo dando maior honra aos membros que dela tinham falta, a fim de que não haja divisão no corpo, mas, sim, que todos os membros tenham igual cuidado uns pelos outros.
Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele. Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo. Assim, na igreja, Deus estabeleceu primeiramente apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois os que realizam milagres, os que têm dom de curar, os que têm dom de prestar ajuda, os que têm dons de administração e os que falam diversas línguas.
São todos apóstolos? São todos profetas? São todos mestres? Têm todos o dom de realizar milagres? Têm todos dons de curar? Falam todos em línguas? Todos interpretam?


1 Coríntios 12:18-30

Paulo defende a diversidade de acordo com o chamado de cada um para servir a Deus. Vemos que ninguém é superior a ninguém, embora alguns sejam apóstolos, profetas e mestres. O que Paulo diz é que esse diversidade forma o Corpo de Cristo e faz o Reino de Deus crescer em harmonia. Todos esses dons são usados para o benefício da Igreja e não se si próprio, os membros de um corpo cuidam uns dos outros e não ordenam que um faça algo pelo outro. Eu te pergunto: É a cabeça que dá ordem aos dedos ou a mão? A cabeça. Portanto, embora haja divisões, essas divisões existem para que um cuide de outro, pois ninguém é superior. Ninguém deve mandar, só Cristo.

Se você quer ensinar na Igreja, vale a pena ler os versículos a seguir.

Esta é uma declaração digna de todo crédito: Se alguém almeja o episcopado, de fato, deseja algo excelente. 2É fundamental, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só esposa, equilibrado, tenha domínio próprio, seja respeitável, hospitaleiro, capacitado para ensinar; 3não deve ser apegado ao vinho, nem violento, mas sim amável, pacífico e não amante do dinheiro. 4O bispo deve também governar bem sua própria família, sabendo educar seus filhos a lhe serem submissos com todo o respeito. 5Porquanto, se alguém não sabe governar sua própria família, como poderá cuidar da Igreja de Deus? 6Não deve ser recém convertido, a fim de que não se ensoberbeça e caia na mesma condenação em que caiu o Diabo. 7Também é necessário que tenha bom testemunho dos de fora, para que não seja envergonhado nem caia na armadilha do Diabo. 
8Quanto aos diáconos, da mesma forma, devem ser honrados, de uma só palavra, não dados a muito vinho, nem tampouco dominados pelo amor ao dinheiro. 9Devem permanecer no ministério da fé com consciência pura. 10Devem também, antes de tudo, passar por experiência; depois, se não houver nada que os desabonem, que exerçam o diaconato. 11As mulheres, da mesma maneira, devem ser respeitáveis, não caluniadoras, moderadas e fiéis em tudo. 12Os diáconos devem ser maridos de uma só esposa e governar bem os filhos e a própria casa. 13Pois todos aqueles que servirem bem como diáconos alcançarão uma posição de honra e muita intrepidez na fé que há em Cristo Jesus. 1 Timóteo 3:1-13

De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.
Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;
Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,
E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. Filipenses 2:5-11

Suplico, portanto, aos presbíteros que há entre vós, eu que sou também presbítero como eles, testemunha ocular dos sofrimentos de Cristo e, certamente, co-participante da glória que há de ser plenamente revelada: 2pastoreai o rebanho de Deus que está sob vosso cuidado, não por constrangimento, mas voluntariamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; 3nem como ditadores daqueles que vos foram confiados, antes, tornando-vos exemplos do rebanho. 4Ora, assim que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imperecível coroa da glória! 1 Pedro 5:1-4


Pedro Lucas Garcia

Comentários