Pular para o conteúdo principal

Translate 翻譯 перевод ترجم תרגם

Orar três vezes ao dia

 O que a Bíblia diz?

Eu, porém, invocarei a Deus, e o Senhor me salvará.
De tarde e de manhã e ao meio-dia orarei; e clamarei, e ele ouvirá a minha voz.
Livrou em paz a minha alma da peleja que havia contra mim; pois havia muitos comigo.

Salmos 55:16-18



Quero compartilhar alguns versículos da Bíblia que gosto muito,  os quais falam a respeito da oração. 

A verdade é que fomos ensinados que devemos orar uma vez ao dia, pela noite, antes de dormir, mas na Bíblia encontramos um outro modo de ensino que quero compartilhar.

Desde os tempos de Moisés, os sacerdotes faziam o sacrifício todos os dias às nove horas da manhã, ao meio-dia e às três horas da tarde, como está na Lei. E isso era feito trazendo-se o cordeiro para sacrificar três vezes ao dia e oferecer orações. No livro de Daniel também encontramos que Daniel orava três vezes ao dia, mesmo estando na Babilônia, seguindo o modelo dos sacerdotes de Israel, e dava ações de graças.


Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.
 
Daniel 6:10

Como mostrei no salmo que inicia essa postagem, o Rei Davi disse que oraria ao Senhor três vezes ao dia, porque tinha certeza de que Ele o ouviria. Davi, como Daniel, não eram sacerdotes pela linhagem, mas ambos assumiam no seu coração uma missão sacerdotal diante de Deus de se santificarem e obedecerem a Deus. Na verdade, quanto mais oramos, mais ficamos dispostos a obedecer a Deus, porque intercedemos a Deus para que Ele intervenha em nosso caminho e nos ajude a obedecê-lo, como está escrito neste salmo:


À meia-noite me levantarei para te louvar, pelos teus justos juízos.

Salmos 119:62

 

Clamei de todo o meu coração; escuta-me, Senhor, e guardarei os teus estatutos.
A ti te invoquei; salva-me, e guardarei os teus testemunhos.
Antecipei o cair da noite, e clamei; esperei na tua palavra.
Os meus olhos anteciparam as vigílias da noite, para meditar na tua palavra.
Ouve a minha voz, segundo a tua benignidade; vivifica-me, ó Senhor, segundo o teu juízo.
 
Salmo 119:145-149


Neste Salmo, o salmista diz que oraria ao Senhor e clamarei por salvação, e que ao cair da noite, iria buscar a Deus em oração e meditando na lei dele e assim teria certeza que o Senhor o ouviria e daria vida e salvação a ele.

Também está escrito em outro Salmo:

Clamou este pobre, e o Senhor o ouviu, e o salvou de todas as suas angústias.

Salmos 34:6

Queria lembrar também que muitas vezes encontramos Jesus orando na Bíblia, algumas vezes de noite, outras vezes de manhã e outra vezes pela tarde, como por exemplo alguns versículos:


E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus. 
Lucas 6:12


E aconteceu que, estando ele só, orando, estavam com ele os discípulos; e perguntou-lhes, dizendo: Quem diz a multidão que eu sou?

Lucas 9:18


E, levantando-se de manhã, muito cedo, fazendo ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava.

Marcos 1:35


Pedro Lucas Garcia

Comentários