Pular para o conteúdo principal

Translate 翻譯 перевод ترجم תרגם

O Inferno é Real

Muitas pessoas e até pastores rejeitam a idéia a respeito do Inferno como se fosse uma ideia ultrapassada ou uma simples metáfora e que na verdade o único castigo é o lago de fogo descrito em apocalipse, e quando ouvem alguém falando a respeito de um inferno real, chegam a zombar e a debochar como se fosse loucura ou quem falasse estas coisas fosse um religioso, mas para surpresa deles, o próprio Jesus pregou desta forma sobre um inferno real ainda no tempo desta vida! 
Em uma parábola, Jesus claramente afirmou que quando morreram duas pessoas, um rico que desprezava os pobres e um mendigo leproso que vivia perto do portão de sua casa, os anjos vieram recolher ambos e levá-los para seus respectivos lugares de passagem desta vida até a espera do julgamento: 

"Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente.
Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele;
E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas.
E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado.
E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.
E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado.
E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá.
E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai,
Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento.
Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.
E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam.
Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.
Lucas 16:19-31

Para entender esta passagem, é necessário lembrar de que quando Deus criou o Universo, ele firmou a Terra sobre o espaço vazio, o Abismo: "Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas." (Gênesis 1:2); "O norte estende sobre o vazio; e suspende a terra sobre o nada." (Jó 26:7); "Lançou os fundamentos da terra; ela não vacilará em tempo algum. Tu a cobriste com o abismo, como com um vestido; as águas estavam sobre os montes." (Salmos 104:5-8). Veja também no novo testamento em Apocalipse 20:1-3.

Na criação, a Terra estava coberta por água e ao redor e abaixo das águas dava para se ver o Abismo, as profundezas. Quando a Bíblia fala de céu, em Gênesis, é pelo fato de os Céus ficarem acima e não abaixo das profundezas do Universo, ou seja, o Céu de Deus fica acima do Abismo. Por isso, na parábola Jesus ensina que quando os anjos recolheram o espírito de Lázaro e do homem rico da terra, cada um os levou para a dimensão que lhes cabia, o rico para abaixo do Abismo e o pobre para Acima do abismo. Onde o rico foi,  nas profundezas do Universo, que de acordo com a parábola é o inferno, havia fogo e tormento, além de escuridão. Mas aonde o pobre foi havia água, luz e paz.

Em outra pregação, Jesus adverte mais uma vez sobre o perigo de ir para o Inferno: 

E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga,
Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga.
E, se o teu pé te escandalizar, corta-o; melhor é para ti entrares coxo na vida do que, tendo dois pés, seres lançado no inferno, no fogo que nunca se apaga,
Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga.
E, se o teu olho te escandalizar, lança-o fora; melhor é para ti entrares no reino de Deus com um só olho do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno,
Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga.

Marcos 9:43-48

Nesta passagem, Jesus cita um versículo de Isaías: "Assim como os novos céus e a nova terra que vou criar serão duradouros diante de mim", declara o Senhor, "assim serão duradouros os descendentes de vocês e o seu nome.De uma lua nova a outra e de um sábado a outro, toda a humanidade virá e se inclinará diante de mim", diz o Senhor.
"Sairão e verão os cadáveres dos que se rebelaram contra mim; o seu verme não morrerá, e o seu fogo não se apagará, e causarão repugnância a toda a humanidade. "

Isaías 66:22-24

Embora esta passagem esteja se referindo a Nova Terra e os Novos Céus e ao castigo eterno do lago de fogo que é a segunda morte, em apocalipse é dito que "E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.
E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo." Apocalipse 20:11-15. Ora, se o inferno será lançado dentro do lago de fogo para ser destruído, não há nenhum erro em Jesus ao dizer que é aterrorizante pensar na idéia de todo o seu corpo ser lançado no inferno, pois o lago de fogo que o receberá jamais se apagará, mas existirá para sempre na nova Terra para que todos vejam quão terrível foi o castigo daqueles que se rebelaram contra as ordenanças de Deus, praticando a iniquidade. Por isso quando a Bíblia fala que fora ficarão os cães em Apocalipse 22:15 ("Mas, ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.") é pelo fato de que em Isaías está escrito que quando a humanidade estiver saindo da Nova Jerusalém aos sábados e as luas novas para adorar a Deus, poderá ver de fora da cidade o Lago de Fogo que nunca se apagará. 

Mas então por que Jesus disse que Lázaro (o amigo a quem ele ressuscitou) e a menina estavam dormindo? 

"Assim falou; e depois disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono.
Disseram, pois, os seus discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo.
Mas Jesus dizia isto da sua morte; eles, porém, cuidavam que falava do repouso do sono.
Então Jesus disse-lhes claramente: Lázaro está morto" João 11:11-14 

Por que Lázaro que era um amigo próximo de Jesus de fato não estava no inferno, mas no Céu. Entretanto, o seu espírito não estava acordado, mas em repouso, como se dormisse. Da mesma forma, o que vai para o Inferno está em um estado de espírito de tormento, como se estivesse acordado ou sofrendo um pesadelo atormentador. 
Aqueles que afirmam que pelo fato de Lázaro (amigo de Jesus) estar dormindo significado que não foi ao Céu e que portanto o Paraíso não existe ou não se pode ir para lá cometem um erro, pois o próprio Apóstolo Paulo diz "Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu. E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe)
Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar." 2 Coríntios 12:2-4

Ao afirmar isto, claramente Paulo diz que há um paraíso chamado de Terceiro Céu, ou seja, o céu além das nuvens da terra e das estrelas do espaço, o terceiro Céu, o paraíso. Se Jesus disse em sua parábola que o rico estava sendo atormentado ainda quando seus irmãos estavam vivos na terra, e que Lázaro (o mendigo, não o que ele ressucitou) estava descansando de seus sofrimentos no seio de Abraão, é porque é verdade e tanto há Céu como Inferno. 

Jesus mesmo disse ao ladrão "Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso." Lucas 23:43. Por que Paulo pode ir ao Paraíso ainda vivo (quer no espírito quer no corpo) e o Ladrão não pode ter ido após ser um dos primeiros a se converter a Cristo na Terra? 

Lembrem-se do que Jesus disse: 
E eu, quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último;
E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.

Apocalipse 1:17,18


Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.

Hebreus 10:31

Pedro Lucas Garcia

Comentários