Hoje em dia devemos aprender a ser pacientes!
A paciência é uma virtude para o homem hoje e sempre. Quantas vezes não nos pegamos irritados por causa dos problemas do dia e por causa das pessoas em nossa volta? Seja no trânsito, em casa com a família ou no trabalho, se não tivermos paciência nós iremos deixar que a bomba relógio que carregamos exploda. Jesus é um grande exemplo que devemos seguir em nossas vidas, o maior e melhor exemplo!
Ele veio para essa Terra, deixando toda sua formosura, toda sua gloria, louvor e poder para ser humilhado e oprimido por nós; morreu num madeiro pendurado com pregos em cada mão e também no pé. Ele foi chicoteado, ofendido, cuspido, injustiçado por aqueles a quem Ele veio salvar! Em tudo isso Ele teve paciência, veja o que Pedro diz:
Porque, que glória será essa, se, pecando, sois esbofeteados e sofreis? Mas se, fazendo o bem, sois afligidos e o sofreis, isso é agradável a Deus.Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas.O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano.O qual, quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente;Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados.Porque éreis como ovelhas desgarradas; mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas almas. 1 Pedro 2:20-25
Como vocês sabem, Jesus sofreu todas as dores possíveis para nos salvar; Ele poderia muito bem revidar, se defender de todas as acusações e opressões, mas Ele não quis porque Ele sabia que teria que passar por isso para poder nos salvar. Foi por amor que Ele tudo suportou!
Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância;Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação,Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais,Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós;E por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos, e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus;Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro;Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre. 1 Pedro 1:14-23
Pedro diz claramente nesse versículo sobre duas coisas. A primeira é que não devemos nos conformar com esse mundo. As pessoas podem te maltratar, caluniar e fazer o que quiser, mas você deve continuar firme e santo como Cristo é, sem pensar que isso é normal e que Deus deixa isso por pouco.
A segunda é: saiba que Deus é justo, Ele te ama mais do que tudo, mas não é por isso que Ele vai deixar as suas injustiças de lado e nem mesmo as dos outros, Deus é Deus de amor, mas também de Justiça.
Quero fazer uma pergunta a você: Você está sendo paciente?
Se você deixa que a raiva tome conte de você, você vai perder o controle de sua mente, pois a ira nos leva a cometer loucuras sem pensar duas vezes, ela te leva a agredir, a discutir, a fazer coisas fora do normal.
Paulo diz o seguinte: Sabei isto, meus amados irmãos: Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar. Tiago 1:19
Quando você se estressa fácil, você está deixando uma brecha para um demônio poder atuar e fazer com que você entre em uma discussão rapidinho, criando então várias outras discussões e acabando que o resultado é você deixar várias pessoas irritadas ou magudas e no final do dia você vai questionar: por que eu briguei com fulano de tal e começar a pensar no que você fez e não só as outras pessoas vão ficar magudas, mas você também. A atitude correta de se fazer é: Nos momentos em que você esta prestes a explodir, você analise os fatos com calma para esclarecer o porque desse stress,e tenta achar uma saída viável em que você não vai entrar numa discussão. A melhor maneira é manter a calma e a paciência.
Vou dar um exemplo: Uma mulher estava no trabalho e ouviu umas outras mulheres falando sobre alguém, mas não citavam nomes e essa mulher presumiu que estivesse falando de uma amiga dela, então essa mulher foi e contou tudo que ouviu para a amiga dela, e essa amiga foi tirar satisfação e acabou que virou a maior discussão. Tudo por causa da mulher que foi fofocar o que não devia sem antes esclarecer.
O que essa mulher que contou para amiga sobre o que ouviu deveria ter feito?
Alternativa A: Perguntar sobre quem e o que estavam falando ( )
Alternativa B: Não ouvir o que elas estavam falando ( )
Alternativa C: Contar para a amiga sobre o que ouviu ( )
Se marcou a alternativa A você acertou, e se marcou a B acertou também.
Mas existe um porém na alternativa A e B. A (a) vai ajudar a esclarecer os fatos, a B só vai aumentar a desconfiança e não vai ajudar a resolver o problema se houver um. Não estou dizendo que a mulher deveria ouvir por de trás da porta, mas se ela ouviu, não pode ignorar o que disseram. Ela deve esclarecer os fatos para que não haja nenhuma dúvida a respeito de tal pessoa.
Em todas nossas decisões devemos primeiro pensar no que Deus acha disso e mantermos a calma e a paciência. Deus quer nos ensinar a sermos pacientes e aprendermos a esperar nEle, sem deixar que a ansiedade traga transtornos para nossa vida. Devemos aprender a ser pacientes, com tudo em nossa volta. Nas pequenas e grandes decisões!
Fique com Deus
Pedro Lucas Garcia
Comentários
Postar um comentário
Tem algo para nos dizer?