Pular para o conteúdo principal

Translate 翻譯 перевод ترجم תרגם

Rhema e Logos

Vamos aprender uma pouco mais sobre isso.

Logos significa ''A palavra falada" ou "A palavra revelada de Deus" 
Rhema também significa a palavra de Deus, só que dita pela segunda vez.


No grego, (o idioma em que se escreveu o novo testamento) existe dois vocábulos que se traduziram como "palavra". Um é Logos e o outro é Rhema. Embora as duas signifiquem "Palavra" em grego, os dois vocábulos mencionados têm matizes diferentes que o nosso vocábulo não reflete.

Logos: Logos é a palavra de Deus dita pela primeira vez, por exemplo: A Bíblia, pois ela é o que Deus já falou na história, o que já aconteceu, uma revelação completa da vontade de Deus para o homem; é a historia que não se repete.

Rhema: Rhema é a palavra de Deus dita pela segunda vez. A Bíblia não é Rhema porque Rhema é o que Deus nos fala pela segunda vez através do Espírito Santo para o homem, especificamente para o nosso coração. ou seja, quando Deus pega uma palavra já na Bíblia (Logos) e usa ela para aplicá-la em nossas vidas.

Um exemplo de Logos que virou Rhema é a historia de Maria.

Quando Maria recebeu a visita do Anjo Gabriel, ele lhe trouxe a Rhema de Deus, por isso Maria pode dizer: “Faça-se comigo conforme a sua palavra” (’rhema’) (Lc. 1:38). Deus tinha falado a ela especificamente.

A rhema não é independente de logos pois se apoia nele, ou seja, a rhema precisa de logos para se exercida em nossas vidas.

Vou pegar um trecho do Livro de David Yonggi Cho que se chama: A Quarta dimensão.

Ele diz o seguinte:

"Rhema procede de Logos. Logos é como o tanque de Betesda. Você pode ouvir a Palavra de Deus e pode estudar a Bíblia, mas somente quando o Espírito Santo vem e aviva uma passagem ou passagens da Escritura ao seu coração, queimando-as em sua alma e dando-lhe a conhecer como aplicá-las diretamente à sua situação específica é que Logos se transforma em Rhema."

Quando o Senhor respondeu a Satanás no deserto, disse: “Não só de pão viverá o homem, mas também de toda palavra (’rhema’) que sai da boca de Deus” (MT. 4:4). O Senhor tinha recebido a ‘rhema’ de Deus. Esse era seu alimento, portanto não precisava converter as pedras em pão.

As rhemas de Deus que nos fortalece, nos alimenta, ela que nos enche o coração de alegria e paz.
Para se obter rhema temos que nos familiarizar primeiro com o logos, ou seja, lermos a Bíblia e termos um entendimento profundo sobre ela, pois não basta só ler e ler, temos que entender o que Deus quer nos mostrar, o que Ele quer nos ensinar, porque é para isso que existe a Bíblia. Ela é um manual de sobrevivência, de aprendizado a como sobreviver nesse mundo caótico em que vivemos hoje.

Quando nos familiarizamos com a Bíblia, o Espírito Santo terá muito material para operar em nós em ocasiões precisas. Ele te mostra um versículo que você leu e assim você consegue achar a solução de um problema.
O que quero dizer é que para se ter rhema é preciso conhecer a bíblia (o Logos)


Fontes de pesquisa dessa postagem: 

andrekerigma.wordpress.com



Fique com Deus.

Pedro Lucas Garcia


Comentários